sábado, 10 de julho de 2010

Filmes que nos trazem lições de vida! :)




Esse tem um lugar guardadinho no meu coração! ;)


Oi galerinha!
Hoje peguei um filme já pela metade passando na tv a cabo! O nome do filme é "JOGADA DE GÊNIO!" Tem filmes muito legais que seria bem bacana vocês assistirem! Filmes que nos trazem uma lição de vida liinda!No final dessa postagem eu vou colocar o nome de alguns deles que me emocionaram! :) Esse, por expemplo, comecei a ver o filme e achei interessante a história! Vale a pena ver gente! Um filme simples, mas que me emocionou! O filme
“Jogada de Gênio” (Flash of Genius) narra à histórica verídica de Robert W. Kearns, um empreendedor que a partir de um momento de inspiração, celebração prematura teve que lutar por justiça e reconhecimento do seu invento contra os gigantes da indústria automotiva. Robert Kearns é o personagem central do filme, que passou anos de sua vida processando a Ford Motor Company. Um filme com uma história verídica! Kearns é engenheiro, professor universitário e inventor, que mora em Detroid com sua esposa e seis filhos. Ele passa sua vida trabalhando em inventos até que um dia através de um insight, surgida da necessidade obtida ao dirigir o carro sob a chuva, resolveu criar um limpador de pára-brisas elétrico. A partir daí, começou a pesquisar sobre o assunto e inventa algo: limpador de pára-brisas intermitente e, com isso, ele sabe que esta é uma oportunidade para ele e sua família. Porém, a Ford e outros gigantes da indústria automotiva, tomaram conhecimento do seu invento solicitaram uma demonstração e se aproveitaram da oportunidade para apropriar de sua criação, e sem o menor sinal de respeito e consideração, ignoraram o verdadeiro criador do invento. A partir daí Kearns trava uma luta solitária contra a Ford, que acaba por destruir seu casamento e assumir sua vida. Ele não permite que ninguém diga que ele está no caminho errado. Ele faz sacrifícios e é forçado a tomar decisões difíceis. Este filme é uma boa ilustração sobre a realidade frustrante por trás das tentativas da sociedade para identificar a origem das idéias. Às vezes ter uma grande idéia é apenas metade da batalha, às vezes você tem que lutar com grandes infratores corporativos. O filme é sem dúvidas um conto interessante e inspirador para os empreendedores. Kearns através de sua força de vontade, ética, senso de oportunidade e de seu espírito empreendedor demonstrou que cada um de nós pode desenvolver competências e habilidades para tornarmos um grande empreendedor de sucesso. Uma lição que podemos tirar do filme é que, Kearns em sua busca pelo reconhecimento, simboliza que o dinheiro que se pode ganhar com uma invenção deve ser relegada a segundo plano, quando o que está em jogo são coisas mais profundas como ética, justiça, defesa de valores e reconhecimento por criações que surgiram para ajudar a sociedade. Muitoo bom :) Um filme que mostra que o dinheiro não é tão importante e sim os seus valores próprios! Outrso filmes também que me emocionaram foram:
  • Patch Adams ( O amor é contagioso)
A noção que possuímos a respeito do que seria algo "contagioso" nos remete de imediato a doenças e, em seguida, a imagem de médicos, jalecos brancos, hospitais, remédios, internações e tudo que esteja diretamente relacionado a área de saúde. Não é fácil atribuir um símbolo tão intimamente ligado a noção de enfermidades a um outro conceito, aparentemente tão díspar e distante quanto o amor. O título do filme em português nos remete de imediato a uma reflexão ( o que, creio, não foi proposital por parte dos responsáveis) pois nos faz pensar se é possível espalhar "bactérias" ou "vírus" do amor entre as pessoas, infectando-as de boas intenções e proporcionando, dessa forma, melhores ações por parte de todas elas.Seria, sem qualquer sombra de dúvidas, muito mais interessante do que espalhar através de armas químicas o medo e a morte a inocentes como temos visto em algumas regiões desse planeta.

O filme nos mostra um estudante de medicina, que como milhares de outros acaba de entrar na universidade, e procura em seus professores a resposta para suas várias dúvidas a respeito da formação profissional, seu nome é Patch Adams (vivido por Robin Williams que tem, mais uma vez, a capacidade de nos fazer rir e chorar).
A observação dos mestres em ação, de suas atitudes, e principalmente da forma como eles se relacionam com seus pacientes desperta em Patch a consciência de que aos tratamentos médicos falta um quesito fundamental, a humanidade, entendida como respeito, apreço, consideração, estima e calor humano da parte dos médicos em relação a seus pacientes (e, mesmo, em termos da forma como interagem com as enfermeiras).Patch percebe que o distanciamento dos doutores no tratamento de seus pacientes pode estar provocando repercussões não percebidas a "olho nu" que revertem negativamente na recuperação dos doentes. De que adiantam todos aqueles equipamentos modernos e caros, remédios de última geração, ambientes sofisticados e limpos como os dos hospitais norte-americanos (é fundamental, convenhamos, que os setores da saúde disponham desses recursos todos, coisa que em nossa pátria amada Brasil não acontece) se não há por parte dos responsáveis pelo tratamento uma aproximação em relação a seus pacientes? O distanciamento e o pouco caso dos profissionais da área podem causar malefícios a saúde de seus pacientes é o que, em última análise, conclui o jovem estudante.
Chegar a essa idéia não foi difícil, complicado pode ser reverter esse quadro. Como fazer com que o pedestal que separa médicos e pessoas em tratamento seja destruído? De que forma podemos tornar mais humanos nossos especialistas em saúde para que eles consigam com atitudes e presença ajudar a reverter por completo o drama de muitos de seus pacientes? Me lembro bem de um relato de uma enfermeira a respeito da forma cruel como foram tratados os primeiros pacientes internados em virtude do vírus HIV (aids), distanciados dos médicos e de seus auxiliares, separados por portas e vidros de seus parentes, agonizavam até a morte sem ao menos um carinho, uma presença, uma palavra de conforto.O brilhantismo de Patch permitiu a ele criar um movimento que, depois, acabou por se espalhar por todo o território norte-americano e, posteriormente, para várias regiões desse vasto mundo em que vivemos (inclusive o Brasil), chamado "doutores da alegria", que consiste na visita aos enfermos por parte de médicos treinados para fazer rir, para tirar de dentro dos doentes uma força adicional, para buscar em cada um deles uma energia extra que permita-lhes ficar um pouco mais fortes e combater com mais
ênfase suas doenças.Os "anticorpos" propostos pelo personagem de Williams, contidos nessa atitude benevolente, de paciência, de relacionamentos calorosos e de bom astral e humor, não foram bem aceitos logo de princípio, muitos médicos relutaram (há resistências até hoje) como transparece no filme, em abandonar suas auras de cidadãos especiais, dotados de super-poderes e, por isso mesmo, passíveis de uma conduta que muitas vezes chegava mesmo a causar constrangimento a seus pacientes (é óbvio que, como em qualquer profissão, há médicos que não se utilizam de suas prerrogativas para se sentir acima dos demais mortais, assim como é patente que o conhecimento que possuem, por lhes permitir salvar vidas, lhes confere esse status ao qual nos referimos). Abaixo a prepotência, viva a humildade e o respeito.

O filme nos provoca e estimula no sentido de fazer com que nos mobilizemos em favor de uma atitude mais respeitosa em relação aos outros, desperta a solidariedade numa época em que se fala tanto em ajudar as pessoas que precisam, incentiva os jovens (não só eles, nós também) a partir de um exemplo vitorioso e real (o filme baseia-se em fatos verídicos, o que aumenta sua credibilidade junto ao público) a participar de ações voluntárias e, nos mostra que precisamos dos outros, que não podemos nos isolar, que devemos estender a mão na direção dos demais seres humanos pois também contamos com seu auxílio. Um grande exemplo! Liiindooo, lindoo, lindoo!!

  • Um amor para recordar!
- O AMOR É COMO O VENTO, NAO POSSO VER MAS POSSO SENTIR ! É a comovente história de Landon, o rapaz mais popular da escola. Apesar de desajustado e agressivo, ele se apaixona perdidamente por Jamie. Jamie é uma menina que vive em outro mundo. Filha do pastor da cidadezinha, é estudiosa e compenetrada, cumpridora de seus deveres. É muito meiga, doce e gentil. Jamie é o oposto de Landon. Ela nunca imaginou se relacionar com Landon, muito menos se apaixonar perdidamente por ele. A história se passa nos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é obrigado a participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz tudo ao seu alcance para escapar de seu assédio. O filme dá uma lição dos verdadeiros valores que o homem deve perseguir para conquistar, a todo custo. Mas o destino que os uniu, vai também separá-los. Ela tem uma doença fatal. O lindo romance entre Landon e Jamie será em breve, Um Amor para Recordar. Um Amor para Recordar é romântico e inesquecível! Merece ser descoberto e receber prêmios pela boa atuação dos personagens, sua sintonia perfeita, direção, enredo, trilha sonora; excelente interpretação. É uma história comovente que faz refletir sobre a valorização da vida e a maneira de viver. Os atores sao maravilhosos; a MANDY MOORE e o SHANE WEST protagonizaram muito bem, eu gostaria de indicar esse filme para todos. Ele é simplesmente maravilhoso, uma lição de vida...
  • Doce Novembro
Doce Novembro é um filme sobre o poder do amor de causar mudanças nas pessoas que se entregam ao sentimento.

Nelson Moss (Reeves) é uin publicitário ivoj kaholic que não tem tempo para nada, nem ao menos para sorrir. Vive em função de suas campanhas e dos clientes que pode conseguir arrancar da concorrência, tanto que deixou vencer sua carteira de habilitação e só vai renová la depois que seus colegas o convencem dos problemas que circular com a carta vencida podem causar.

Quando vai fazer a prova para renovar a habilitação, Nelson pede cola para uma moça sentada a seu lado e o inspetor recolhe o teste dela obrigando a a aguardar um mês até a próxima tentativa. Essa mulher é Sara Deever (Charlize).

Sara é jovem e bonita, de bem com a vida, sorridente e encantadora, o oposto de Nelson. Para recompensá la da prova perdida ele oferece dinheiro que compensasse o que ela poderia ganhar num mês, mas ela recusa.
Porém, Nelson não está livre da desmiolada Sara. Ela aparece sem mais nem menos cobrando urna carona, afinal está sem sua carta. Os dois acabam por ficar amigos e ela surge com urna inesperada ,; estranha proposta: passariam juntos o mês de novembro, nem um dia a mais, nem um a menos, e ela mudaria a vida dele para sempre.
No início Nelson fica com um pé atrás, como poderia largar sua carreira assim, por uma mulher que nem conhece? Mas o destino se encarrega de solucionar essa questão. Devido a uma apresentação nada convencional feita a um cliente que sua agência estava prospectando, Nelson é demitido.
Por não conseguir tirar a moça da cabeça nem por um minuto, ele decide aceitar a proposta e passar um mês ao lado dela. Durante o tempo que ficam juntos, Nelson aprende o real significado da palavra viver e um forte sentimento surge entre ambos.
Sara não é nada aberta, nunca fala de sua vida e nem da família. Nelson descobre, seln querer, que ela sofre de um terrível tipo de doença e por isso age dessa maneira, afastando os homens após um curto período de relacionamento.
Porém, dessa vez nein ela mesma pôde control ir a situação e seu coração. E o ex it,orkaholic também não aceitará facilmente sair de sua vida como os outros fizeram. Comovente o filme! :)

Ahh tem tantos outros filminhos bacaninhas de assistir e que nos fazem chorar de emoção! Fora as trilhas sonoras e etc.. um mundo de emoções!



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Clarinha! Que lindo texto. Conseguiste traduzir o espírito do filme. Tive neste ano a feliz experiência de encontrar-me com uns jovens acadêmicos de medicina que inspirados pela proposta do filme, realizam um interessante trabalho no hospital do câncer aqui de São Luís-MA. Abordei-os e resolvi contar a história do referido grupo no meu blog. Na oportunidade, fiz uma pesquisa sobre a origem daquele trabalho e deparei-me então com a sua resenha. Citei um trecho de sua abordagem, (claro que com os devidos créditos), e gostaria de receber sua visitinha. Veja como ficou e deixe o seu comentário. Passa lá, ok? Um grande abraço.http://goo.gl/s8wTzt

    ResponderExcluir

Ahhh, comentaaaa,vaii!! rsrs